top of page
  • Foto do escritorFerrara Cálculos

ÍNDICE DE CORREÇÃO MONETÁRIA: QUAL UTILIZAR?


Dentre as dúvidas recebidas essa semana pelo Direct e pelo nosso Whatsapp, a que mais se repetiu foi, qual o índice de correção monetária utilizar ara defender meu cliente (Reclamante).

Para chegarmos na resposta pesquisamos dentre alguns cálculos da Ferrara Cálculos que foram homologados após a impugnação da parte contrária e vamos mostra uma pedacinho da melhor defesa. “Importante registrar que, muito embora haja grande respeito e acatamento pelas decisões do D. Magistrado de primeiro grau, nesse caso específico, evidente o equívoco cometido, uma vez que, a interpretação pela manutenção do índice T.R., significa precarizar os direitos trabalhistas deferidos pela r. sentença, seja por beneficiar os empregadores, seja porque prejudica a hipossuficiente, deixando de lhe deferir o direito constitucional, de receber a integralidade do seu crédito, acrescido de juros e atualização monetária, conforme já decisiu o C. TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO”


Ocorre que o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). O período de coleta do IPCA-E estende-se, em geral, do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência e disponibilizados pelo IBGE após o dia primeiro do mês subsequente.


Tendo em vista a última decisão do STF quanto ao índice de correção monetária a ser utilizado na liquidação dos processos trabalhistas, podemos concluir que o correto é corrigir os cálculos de acordo com o IPCA-e.


Se a sua dúvida ainda não foi esclarecida, fique ligado, pois ela poderá ser o assunto do nosso próximo post.


E se você ainda não enviou sua dúvida, deixe suas perguntas aqui nos comentários, ou envie no Direct, ou por Whatsapp, que em breve retornaremos com um conteúdo simples, objetivo e descomplicado, que fará com que essa fase seja superada com satisfação.

Divulguem para seus colegas, com certeza esse conteúdo será útil para ele também.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
banda de la escuriudad.jpg
Ferrara Calculos - Cálculo Trablhista

Atendendo Advogados de alta performance,

e aos que querem ser

bottom of page